Loane Maranhão dá nome à Lei que garante detector de metais em prédios públicos

Loane Maranhão
Carta aberta de Eliane Maranhão mãe de Loane Maranhão, escrivã de polícia morta em 15 de maior deste ano dentro da Delegacia Especializada da Mulher em Caxias. Ela foi assassinada brutalmente à facadas pelo gari Francisco Alves Costa, 42 anos, quando este prestava depoimento sob acusação de abusar sexualmente de suas filhas.

A carta abaixo foi lida na sessão da Câmara Municipal no último dia 15, em virtude de indicativo proposto pelo vereador Ronaldo Chaves (PRB), para que a Lei Municipal garantindo guardas municipais armados e instalação de detectores de metais em todos os prédios públicos de Caxias, seja batizada como Lei Loane Maranhão.
 



EXMA SR. PRESIDENTA DA CÂMARA DE VEREADORES, ANA LÚCIA XIMENES
SENHORES VEREADORES OS QUAIS CUMPRIMENTO NA PESSOA DO VEREADOR RONALDO VIEIRA CHAVES.
SENHORES, SENHORAS

São Francisco de Assis, um grande iluminado já dizia: “Houve um tempo em que eu acreditei em palavras”. E isto por quê? Porque as palavras sempre voltam vazias em seres que não as transformam em condutas. Á medida que nos transformamos em exemplo por meio de nossas condutas, nós crescemos.

E o vereador Ronaldo Vieira Chaves é um exemplo para a sociedade com sua conduta. Não por causa desta homenagem à minha filha Loane, mas porque sua conduta protege esta comunidade de Caxias de outro fato igual ao que levou minha filha.

Nós pais que vivemos esta dor jamais seremos os mesmos, o ensinamento chegou ao fundo dos nossos corações, limpando-nos de nossas ilusões, alterando nossos objetivos, dando-nos uma maior compreensão de nossa missão no mundo.
É, realmente a vida continua, mas os nossos valores passam a não ser mais os mesmos.

O mundo exige que nos mantenhamos equilibradas, mas o meu coração de mãe busca acima de tudo, uma proximidade ainda maior com minha filha, e para tal precisei aprender a usar o verbo SENTIR, pois o verbo VER já faz parte do passado. E neste momento eu sinto a felicidade e a gratidão de minha filha, não somente pela honrosa homenagem, mas principalmente pelo objetivo desta Lei que PE dar maior segurança a esta comunidade de Caxias. E isso sempre foi o foco de vida de Loane, tanto que sempre quis ser policial.

Senhores, ao assumirmos nossa dor como algo real em nossas vidas, podemos trabalhá-la de uma forma mais proveitosa, aprendendo a viver com ela e transformando-a em ajuda ao próximo. E foi neste sentido que, como cidadã, provoquei a Câmara Municipal de Caxias na esperança de impedir que outras mães sintam e passem pela dor que eu passei.

Diante da dor temos dois caminhos a percorrer: um trilhado no egoísmo que nos levará à depressão e a supremacia da fraqueza humana; o outro é o de nos fortalecer com o sofrimento, buscando as verdades absolutas por meio de nossa conduta de altruísmo, servindo aos que ainda precisam de nossa ajuda com a esperança de um mundo melhor e mais fraterno.

Passei pelo maior sofrimento que uma mãe pode viver, e diante desta dor o que eu mais poderia temer?. Nada. E desse nada nasceu um tudo. A esperança, a força, a energia e a determinação para ajudar o próximo. E isto foi a herança que minha filha me deixou.

Senhores, as facilidades nos iludem e as dificuldades nos ensinam. A vida é luta! Para que viver se não fosse preciso lutar? Como venceríamos a guerra se não vencêssemos primeiro as batalhas?

O mundo não necessita de nossa dor e sim dos ensinamentos que ela nos traz. Nenhuma dor é tão capaz de redirecionar o destino como a que sentimos. Ela é inexplicável aos que não a viveram, mas é absolutamente transformadora aos que se deram oportunidade de evoluir por meio dela. Parece que as virtudes começam a aflorar em nossos corações. A coragem é a primeira que se manifesta, pois ela é a superação do medo, e ao enfrentarmos o maior deles, nós o superamos. Esta nova etapa da vida nos faz melhores pelo fato de nos tornarmos úteis e a serviço da humanidade.

A prova que nos foi dada deve ser transformada em uma jóia única e de infinito valor. E a “Lei Loane Maranhão” é uma jóia descoberta pelo vereador Ronaldo Vieira Chaves e esculpida por esta Câmara de Vereadores.

LOANE – [Lugar Onde o Amor Nasce Espontaneamente]

Enviou a você minha filha o meu carinho embrulhado na minha saudade. Enviou também beijos e abraços embrulhados na fortaleza que você me transformou.
E envio à Câmara Municipal de Caxias, em especial ao vereador Ronaldo Vieira Chaves a minha gratidão embrulhada na minha mais profunda admiração.
Muito obrigada.


Eliane Maranhão (Mãe de Loane)
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments:

Postar um comentário