São João do Sóter inicia ações para dinamizar a Piscicultura


A Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA por meio do Curso de Extensão, está realizando capacitação voltada para produção e gerenciamento das atividades de piscicultura, buscando o aproveitamento integral da cadeia produtiva com segurança, qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Participam da capacitação cerca de 29 alunos da Casa Familiar Rural do Povoado Pedras, filhos de agricultores familiares, e que após o treinamento, serão multiplicadores de conhecimento. As aulas estão sendo ministradas pelo Professor Dr. da UEMA, Elmary Fraga, especialista na área.

Os participantes estão conhecendo temas como abate e importância da qualidade do pescado para a comercialização, prevenção de doenças e planejamento na aquicultura e deterioração e processamento do pescado.

“São ações efetivas e permanentes do município em parceria com a UEMA e o Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, com o intuito de formar uma base sólida de piscicultores, enfim, contribuir para a atividade como um importante agronegócio que gera riquezas com ampla capacidade empregatícia especialmente no campo”, ressaltou a prefeita Josa Silva.

Como parte da capacitação, foi realizada na tarde desta quarta-feira (22), um Dia de Campo, onde os alunos visitaram o Povoado Santo Antônio ,beneficiados com o programa mais IDH e que já estão produzindo peixes .

Também participaram do Dia de Campo o Secretário de Agricultura Janílson Chagas e a Coordenadora de Igualdade Racial Layane Driele.

“Essa capacitação visa o aumento da produção de peixes da região e consequentemente trará uma renda maior aos produtores, pois os participantes terão acesso a uma tecnologia para uma ampliação na produção do pescado”, disse o secretário Janílson Chagas.

Mano Santos
MTE: 0001419










Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment