Vereadora ressalta a importância do Dia de Combate à Discriminação Racial

A vereadora por Caxias, Aureamélia Soares (PCdoB), chama a atenção dos munícipes e autoridades sobre a importância em celebrar este 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial.

Para ela, o dia de hoje exige algumas reflexões, porque não se trata de qualquer data, mas um dia que é marcado pela luta por liberdades civis, manifestações contra o racismo, a xenofobia e contra a intolerância.

“A gente combate o racismo de muitas formas, e uma das formas é se educando. Porque muitas vezes somos educados para estimular as políticas de discriminação, seja de ordem racial, de gênero ou contra as pessoas diferentes, sendo que todos temos nossas diferenças. Por isso aproveito para reiterar todo o meu repúdio às práticas racistas, discriminatórias e xenofóbicas que vemos por aí. Não podemos permitir que o conservadorismo discriminatório tome conta deste país”, salientou Aureamélia.

A parlamentar lembra que, numa coincidência simbólica, o mesmo dia 21 se comemora também o Dia Internacional da Síndrome de Down. 

A DATA
Março foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para registrar a data em que internacionalmente os países devem celebrar e promover o combate à discriminação racial em função de um grave acontecimento em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, em pleno regime do Apartheid.

No 21 de março daquele ano, manifestantes protestavam contra a Lei que obrigava aos negros a portarem um cartão que informava em quais lugares era permitida a circulação dos mesmos, e a polícia sul-africana usou da repressão para conter os manifestantes, atirando contra eles. O resultado foi um massacre com 69 mortos e mais de 180 feridos.

Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment