Governo vai ampliar oferta de água potável em todo o Estado

A vereador Aureamélia Soares (PCdoB), rebateu as informações de que Caxias ficará fora do plano de ação do Governo do Estado para implantação do Programa Água Para Todos. A afirmativa teria partido do colega de parlamento, Neto do Sindicato (PCdoB), na sessão do último dia 19. Durante os trabalhos legislativos de ontem (24), a parlamentar não apenas ressaltou o pedido feito pelo próprio município, por meio de assinatura de proposta, como também enfatizou os esforços do governador Flávio Dino em beneficiar todos os municípios maranhenses, independente de ideologias políticas.

“Caxias está sim, sendo beneficiada com ações do Estado. Quero aqui fazer referência ao Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Ney Jeferson que divulgou inclusive em rede sociais, o pedido com as propostas para a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) em comunidades caxienses”, frisou a vereadora 

Ela lembrou que uma comissão deverá visitar as comunidades que pleiteiam os SSAA e analisarão a viabilidade dos mesmos. De acordo com a vereadora, Caxias está incluída também nos programas Primeira Água, Segunda Água e Água Doce, este último, tem como meta a recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização para garantir água potável em diversas comunidades.

Os sistemas simplificados incluem poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d´água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares. O programa beneficia principalmente as comunidades rurais e põe fim ao penoso sacrifício que muitos moradores enfrentavam carregando água em longas distâncias. 

No Maranhão, 110 municípios já estão sendo contemplados com o Programa Água Para todos, com prioridade para os que estão inseridos no Plano de Ação Mais IDH. “A proposta do Estado é levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial”, frisou a vereadora.

De acordo com a proposta apresentada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Pesca em resposta à chamada pública para a implantação dos SSAA, deverão ser contemplados em Caxias com o Programa Água Para Todos os seguintes povoados: do 1º Distrito (Boa Vista dos Lima, Boa Vista e Nazaré), do 2º Distrito (Buenos Aires,Canto Alegre, Barragem, Descanso e Morada Nova) e do 3º Distrito (Batatal, Bonito, Capão, Centro da Canoa, Fazendinha, Maribondo, Itapecuruzinho, Jaguarana e São José dos Mesquita). 

Mano Santos
MTE: 0001419
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment