Prefeitura de Caxias inaugura Centro de Convivência Irmã Clara na zona urbana e sistema de abastecimento de água na zona rural

O prefeito Fábio Gentil, juntamente com o vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, secretários municipais, vereadores e sua equipe de governo entregou na manhã do último sábado (12/08), obras construídas com recursos próprios de grande importância para a população.



Centro de Convivência Irmã Clara
A primeira obra foi o “Centro de Convivência Irmã Clara”, inaugurada na Vila São José, as margens da BR-316. O local funcionará como um espaço de atividades para crianças, jovens e idosos onde os mesmos participarão de diversas atividades socioeducativas e socioculturais; serão prestados serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, oficinas de formação para o mercado de trabalho e brinquedoteca.

O espaço contará com uma equipe multiprofissional, dentre eles: psicólogos, nutricionistas, advogados, enfermeiros e assistentes sociais.

“Satisfação para o município, a Assistência Social continua trabalhando e nós iremos aqui prestar serviços importantes, e isso nos alegra porque somos conscientes que o dever está sendo cumprido e juntos seremos bem mais fortes”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.


 “A gente tem um carinho especial com a Vila São José, é um comunidade que a administração olha com muito cuidado; sabemos das dificuldades existentes devido aos anos de esquecimento, mas pra nós é prioridade, e iremos fazer o possível pra desenvolver cada vez mais”, ressaltou Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito de Caxias.


Dezenas de pessoas acompanharam a inauguração do prédio que agora passa a ser o mais novo ponto de encontro dos moradores, ofertando diversos serviços através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social (SMADS).

“É uma enorme satisfação poder estar inaugurando mais um equipamento da Assistência, estamos aqui para abraçar a comunidade”, declarou Letícia Mabel, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Casa de Convivência leva o nome da missionária irmã Clara, que dedicou parte de sua vida à atender os moradores carentes da Vila. Com o falecimento da missionária, em 2015, a população carente ficou desamparada e, desde então, não teve apoio do poder público. O prefeito Fábio Gentil mudou essa realidade e construiu um novo prédio no local que irá beneficiar toda comunidade.

“Durante 12 anos, aqui estava esquecido, mas, com esse novo prefeito que a gente tem agora, Caxias está de parabéns! Esse Centro vai ajudar muitas pessoas”, disse José Roberto, mototaxista.


Sistema de abastecimento de água na zona rural
Durante anos, os moradores dos povoados Porção e Goiabeira, localizados no 1º Distrito de Caxias, sofriam com a escassez de água, agora, essa realidade mudou graças ao trabalho e empenho do prefeito Fábio Gentil por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Caxias).

Foram inaugurados dois poços, um em cada povoado, que juntos irão beneficiar trinta e duas famílias.

“Na véspera do dia dos pais, os moradores recebem um presente desses, é muito gratificante. A gente ver a alegria estampada no rosto de cada um. O nosso governo transforma sonho em realidade, ficamos satisfeitos porque água é vida. Esse povo agora poderá plantar sua semente e cultivar o que necessitam, poderão ter água dentro de suas casas, quem ganha não sou eu, e sim, o povo”, declarou o Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Com cerca de 3.000m de extensão de rede, os dois sistemas contam com a estrutura de poço com um motor de 1,5 cv de potência e 50 m de profundidade, caixa d’água com capacidade para armazenar 10 mil litros, e um inversor de frequência que faz o monitoramento da tensão elétrica, diminuindo e aumentando a vazão da bomba que alimenta o poço.

De acordo com o diretor do SAAE, o engenheiro Arnaldo Arruda, os trabalhos não irão parar com a inauguração, as equipes técnicas realizarão manutenções periodicamente.

“Continuaremos fazendo o monitoramento dessa água, toda semana terá uma equipe do SAAE aqui, avaliando a qualidade da água, fazendo a desinfecção e atendendo a comunidade da melhor forma possível”, concluiu o engenheiro Arnaldo Arruda, diretor do SAAE/Caxias.

Por quase 30 anos, os moradores dos povoados Goiabeira e Porção esperavam por esse momento, ver água encanada chegar as suas casas e, agora, contemplam essa realidade.

“Agora a gente vai ter água suficiente para usar, lavar roupa, louça! estou muito feliz e agradeço ao prefeito pela oportunidade de ter água na minha casa”, disse Maria Francinete, moradora do povoado Goiabeira.

“Melhor coisa que já existiu aqui no nosso interior, essa água que chegou agora, parabéns ao prefeito. Antes era muito ruim pra lavar roupa, o pessoal andava três quilômetros com balde na cabeça, agora tá bom demais até para banhar”, concluiu com um sorriso o senhor José Silva, morador do povoado Porção.

Os trabalhos não param, outros povoados também serão beneficiados com as ações da Prefeitura de Caxias para melhorar a vida das pessoas que mais precisam de apoio do poder público municipal. (Ascom/Caxias)
Share on Google Plus

About manosantos

    Blogger Comment
    Facebook Comment